A arquitetura da Escócia é a combinação de vários períodos históricos. O que é muito comum na Europa, e no Reino Unido. Porém, no país do kilt existem construções únicas, e que conquistam todos os visitantes.
É comum dizer que todo governante quer deixar sua marca na cidade, ou no país que lidera. E uma das formas mais conhecidas de se fazer isso é com as obras arquitetônicas. Assim, o legado de um grupo ou líder tem nos prédios públicos, esculturas, pontes, viadutos, etc., seus principais meios. A posteridade terá nessas obras referências de como o lugar foi outrora.
Na arquitetura da Escócia é possível ver muita história, e também o talento e proeza de alguns profissionais. Vemos castelos belíssimos, e obras arquitetônicas de vanguarda que são impressionantes.
As referências na arquitetura da Escócia
Boa parte das pessoas que não conhecem o território escocês, imaginam que o lugar só tem castelos. Não é bem assim. Claro que muitas referências em sua arquitetura são marcadas pela Idade Média, e temos distribuídas nas cidades escocesas construções arquitetônicas com estilos:
- Gótico;
- Bizantino;
- Veneziano;
- Bauhaus;
- Toscano;
Porém, não são somente os clássicos que compõem a arquitetura da Escócia, exemplares do estilo vitoriano, georgiano, Art Nouveu e muita da contemporaneidade se vê nos prédios escoceses.
Soma-se a eles sítios arqueológicos que remontam um pouco das construções arquitetônicas no neolítico (Idade do Bronze). Veremos alguns exemplos de todas essas épocas.
Da Pré-história ao Medieval
São milhares de anos que separam as construções neolíticas até as sofisticadas obras medievais. E nas terras escocesas o visitante terá muitos pontos que levarão a uma impressionante viagem no tempo.
Nesse roteiro é imperdível as seguintes atrações:
- A vila pré-histórica de Skara Brae;
- A vila Gearrannan Blackhouse;
- A Muralha de Adriano;
- A Torre Elphinstone;
- A Ponte Swilcan;
- O Castelo de Edimburgo;
- O Castelo Stirling;
- A Capela Rosslyn;
- Os monumentos de Calton Hill.
Nesses pontos se faz um recorte impressionante da história não somente da Europa, mas de todo mundo ocidental.
Do moderno a contemporaneidade na arquitetura da Escócia
Além dos famosos e majestosos prédios clássicos, as cidades escocesas mostram que é possível uni-los ao mais sofisticado e antenado designer. Ao longo do século XX e início do XXI surgem novas aparências na arquitetura escocesa.
Esse futuro vai além da imponência, busca integrar e resgatar a identidade dos escoceses. Museus e outros monumentos ajudam nessa nova faceta da Escócia.
Os destaques aqui ficam para:
- A Ponte Squinty, em Glasgow;
- O Prédio do Arquivo e da Indústria Nuclear Reiach;
- O Museu Victoria and Albert, em Dundee;
- O Parlamento Escocês;
- O Museu Riverside.
São alguns dos exemplares que mostram a mutação da fisionomia da Escócia.
Esse passeio pelas obras arquitetônicas escocesas é ideal para quem gosta de história, e se admira com o trabalho conjunto de famosos arquitetos e diferentes artistas. E para fazer o melhor roteiro conte com a Go Escócia.
A Go Escócia é uma empresa de brasileiros que oferece a outros brasileiros serviços de guias bilingues e de translado pelos principais pontos turísticos escoceses. Entre em contato, saiba como nos contratar para conhecer a arquitetura da Escócia.