O Lago Ness na Escócia é conhecido mundialmente. Nele reside um dos mitos escoceses mais famosos “O monstro do Lago Ness”. É natural que o lago atraia a curiosidade de muitos viajantes que seguem a Escócia. Conheça mais sobre o lugar!
Quem escolhe as Highlands para aproveitar os melhores dias em território escocês, certamente vai querer descobri o Lago Ness na Escócia. Localizado no sudoeste de Inverness, o lago é uma estrutura de relevo com superfície de 56 km2, e seu ponto mais profundo mede 230 metros.
Em suas águas escuras muitas pessoas afirmam ter visto a criatura lendária, que supostamente vive no fundo do lago.
A lenda de Ness
As primeiras menções sobre o monstro do Lago Ness remontam ao século 6 d.C., a fera supostamente, saiu de suas profundezas e devorou um trabalhador de uma das propriedades do lugar. Depois desse evento, muitos desaparecimentos na região foram creditados ao aparecimento do monstro.
Os séculos avançaram e as histórias continuaram. Em 1934, por exemplo, surge a primeira fotografia da fera (pelo menos se supõe que seja). A faceta foi realizada pelo médico-cirurgião RK Wilson. Sua foto circulou pelos principais jornais do mundo britânicos, e depois rodou o mundo.
A partir dali o Lago Ness ganhou maior popularidade, e até hoje se vê pessoas acampadas nos arredores do lago tentando captar imagens da criatura. Entre esses está Steve Feltham, que há pouco mais de 2 décadas sonha com a oportunidade de fotografar o lendário monstro.
O passeio pelo Lago
Claro que além das lendas do lugar, existem atrações muito interessantes para os viajantes. Cruzeiros que cortam o lago, rios e canais da região, são sem dúvida a melhor forma de conhecer as belezas do lugar.
Porém, a visita ao Lago Ness na Escócia também garante que conheça atrações imperdíveis, tais como:
- Castelo Urquhart – castelo erguido no século 12, fica às margens do Lago.
- Forte Augustus – uma antiga fortificação erguida pelos ingleses nomeia esse local. Lá verá cachoeiras e uma formidável abadia (moradia de monges desde o século 19).
- Canal da Caledônia – usado como ramal que liga o Ness a outros canais.
- Centro de Visitantes Loch Ness – aqui estão expostas muitas curiosidades e relatos sobre a criatura famosa.
- Aldeia Spean Bridge – ótimo lugar para quem adora caminhar pela natureza.
- Aldeia Drumnadrochit – daqui partem alguns cruzeiros para conhecer o lago, e também estão as lojas, restaurantes, hospedagens e outros estabelecimentos.
Também, não pode deixar de curtir Inverness. Ela é maior cidade das Terras Altas, e concentra muitos pontos interessantes: cenários de filmes, destilarias, museus, galerias e outros.
O melhor período para se visitar o Lago Ness é entre os meses de Abril e Novembro. Essa época a temperatura é mais agradável, e acontecem na Escócia muito festivais, como o Festival de Edimburgo, por exemplo.
Roteiro exclusivo pelo Lago Ness na Escócia
Mas, se quer conhecer esse misterioso lugar e outras partes das Highlands, contrate os serviços da Go Escócia. Conosco você visitará os principais pontos turísticos da Escócia num confortável veículo, e guiado por um motorista brasileiro. Vai desbravar o Lago Ness na Escócia com a melhor companhia, e com segurança. Fale com a Go Escócia!