O Jardim Botânico de Edimburgo é o lugar onde beleza e ciência se encontram. Um lugar formidável dentro da capital escocesa, que tem séculos de história e espécies vegetais únicas. Saiba mais ao longo do texto.
Num espaço menor que uma quadra de tênis nasceu o Jardim Botânico de Edimburgo, no ano de 1670. O momento era turbulento para os escoceses, e não foi fácil para os médicos Robert Sibbald e Andrew Balfour montarem o jardim.
Inicialmente a proposta era juntar plantas medicinais que ajudassem no combate a peste bubônica, e curar as feridas dos soldados que enfrentavam a guerra civil no país. Esses motivos nobres, certamente, fundamentam o Royal Botanic Garden Edinburgh até hoje.
As principais coleções do Jardim Botânico de Edimburgo
O passeio pelo Jardim de Edimburgo se estrutura por suas Coleções Nacionais, que se divide da seguinte forma:
- The Living Colection – guarda mais de 13.500 espécies de plantas de todo mundo. É uma das mais ricas coleções, e que se subdivide nas seções Arboreto, Rododendro, Rock Garden, Woodland Garden, Chinese Hillside e Jardim Memorial da Rainha Mãe.
- Herbário – aqui trabalham cientistas de todo planeta, e no herbário do Jardim Botânico de Edimburgo existem mais de 3 milhões de espécimes vegetais. Material para entender o bioma de vários lugares, e por isso além de visitantes, muitos estudantes seguem ao herbário para aprender. Os espécimes guardados no herbário contam a história de 300 anos da biodiversidade do mundo.
- Biblioteca e Arquivos – todos os estudos realizados no Jardim Botânico são catalogados nos inúmeros documentos disponíveis em sua biblioteca. Um enorme lugar que é aberto a visitação do público. Estão expostos livros e documentos raríssimos.
Mais atrações do Jardim Real Botânico de Edimburgo
Ao longo do ano o espaço abre suas portas para muitos eventos. São exposições culturais, e sobre temas que envolvam a natureza. Artistas plásticos, fotógrafos, pesquisadores… Vários profissionais apresentam seus trabalhos nas galerias internas do Jardim Botânico de Edimburgo.
No segundo semestre de 2019 estão agendadas as seguintes atrações:
- Uma nova direção, exposição de pinturas de Tina Holley (de agosto a novembro)
- Microsculpture – Os retratos de insetos de Levon Biss (de junho a novembro)
- Exposição Escocesa de Fotografia da Natureza (de setembro a novembro)
- RBGE Diploma Show 2019 (setembro)
No site oficial da instituição é possível conferir mais informações sobre seus eventos. Sobre a visitação do Jardim veja algumas dicas:
- A melhor época para visita-lo é de 1º de abril até 31 de outubro
- O horário dos passeios guiados são das 11h às 14h
- Não precisa comprar de forma antecipada o ingresso, na entrada do Jardim Botânico pode adquirir por 6 £
- Grandes grupos precisam agendar a visitação
Todas as explicações são realizadas em inglês, e se ainda não tem segurança com o idioma, é importante fazer o passeio ao lado de um guia bilíngue. Assim não perderá nenhum detalhe.
A Go Escócia oferece esse serviço de guia brasileiro para acompanhar outros brasileiros, seja no passeio pelo Jardim Botânico de Edimburgo ou em qualquer ponto turístico escocês. Entre em contato!