Castelo de Stirling

Viagens

Um dos mais importantes castelos da Escócia

Castelo-de-Stirling

O Castelo de Stirling é uma joia da arquitetura medieval na Escócia. Durante o ano todo atrai visitantes de todo mundo para conhecer suas instalações, por onde já passaram vários reis e rainhas escoceses. Nos siga até o final do texto para descobrir mais sobre esse lindo castelo.

Localizado entre os limites das Terras Altas e Terras Baixas o Castelo de Stirling foi palco de fatos importantes da história escocesa. Por se tratar de uma edificação pomposa, o castelo logo se tornou o símbolo da resistência da Escócia frente a coroa inglesa. E em seus arredores, batalhas célebres foram travadas, entre as mais importantes estão “Stirling Bridge” e “Bannockburn”.

Porém, o passado de guerras e disputas ficou para trás. Hoje o Castelo de Stirling é um dos principais pontos turísticos da Escócia. Conheça a seguir as principais atrações do local.

O que pode ser visto no Castelo de Stirling

No Castelo de Stirling muita história é guardada, mas existem outras atrações bem divertidas. Montamos uma lista do que pode ver durante sua visita, confira.

1 – The Great Hall – um enorme salão onde durante todo século XV vários banquetes reais aconteceram, inclusive o batismo do príncipe Henry, filho do rei Jaime VI.

2 – A Capela Real – uma construção belíssima adornadas pelo trabalho do artista medieval Valetine Jekin. Na Capela Real de Stirling aconteceram as primeiras reuniões dos protestantes da Escócia

3 – A cozinha medieval – dentro das instalações do Castelo de Stirling foi montada uma cozinha que remonta os hábitos medievais. Nesse espaço o visitante verá cenas que retratam como eram elaborados os cardápios que atendiam os reis escoceses. Não ficará de fora imagens de como os criados viviam nesses espaços.

4 – Exposição aos mais jovens – os mais jovens terão uma forma descontraída de conhecer as dependências e histórias que circulam nas muralhas de Stirling. Uma exposição dividida em:

  • Música – são expostos os principais instrumentos da época, utilizado pelos menestréis.
  • Ferramentas e artefatos – os jovens poderão conferir as ferramentas utilizadas para criar esculturas e para desenvolver outras atividades.
  • Figurino – que tal provar as roupas que a nobreza da Escócia no período medieval?

5 – Exposição interna – há ainda dentro do Castelo uma exposição que mostrará a história de todos os reis que passaram por lá durante a guerra para independência, como ocorriam os enterros reais e desenhos dos principais artistas escoceses do século XVII.

Como visitar o Castelo de Stirling?

O castelo é aberto ao público durante todo ano, as visitas ocorrem das 9 às 18 horas (mais a última turma inicia o roteiro de passeio 45 minutos antes de fechar). Para não perder um único detalhe das explicações dos instrutores que lhe acompanharão pelas dependências do castelo, que tal contratar um guia brasileiro para te ajudar não apenas na visita a Stirling, mas de outros lugares que roteirizar para conhecer na Escócia?

Sim, isso é possível. Entre em contato com a Go Escócia e confira como. Conheça todas as histórias que fazem do Castelo de Stirling um lugar dos mais visitados em terras escocesas.