O V&A Dundeevem para mostrar ao mundo que a arquitetura da Escócia não vive apenas de seus famosos castelos
O edifício de vanguarda promete reunir o que de mais inovador existe em arte e design.
É nítido que a tecnologia influencia os costumes das sociedades pelo mundo. Seja na forma de ouvir música e até mesmo de se vestir, esses meios ou instrumentos transformam nossos hábitos.
E como desdobramento desse pensamento foi construído na cidade de Dundee, na Escócia, o museu Victoria e Albert (V&A). O objetivo desse espaço é o de reunir trabalhos de artistas britânicos e de outras partes do mundo, e a partir de apresentações dinâmicas, mostrar o que o futuro nos reserva. Vejamos um pouco mais desse marco escocês.
Conheça o passado e o presente da arquitetura da Escócia.
A criação do V&A Dundee
A ideia central do V&A Dundee é o de ser um espaço para todos; pluralidade que traga conforto aos diferentes visitantes. Esse desafio coube ao celebrado arquiteto japonês Kengo Kuma, responsável pela elaboração dos estádios das Olimpíadas de 2020, em Tóquio.
Com essa perspectiva, o projeto arrojado desse museu foi desenvolvido. Nas margens do Rio Tay, foi se erguendo desde 2010 uma estrutura que nos remete a imagens em 3D. O prédio do museu V&A Dundee lembra blocos de lâminas suspensas, como se estivem em constante movimento.
Acompanhando a construção do museu, em seu entorno, estão sendo edificados outros empreendimentos, que visam tornar ainda mais atrativa a visita ao local.
A inauguração do museu Victoria e Albert
As portas do museu V&A Dundee se abriram no dia 15 de setembro de 2018. Depois de quase 8 anos da elaboração do projeto e do início das obras, os 8.000 m2do prédio estará aberto ao público.
Segundo o Conselho Municipal de Dundee (quem fiscalizou toda obra) o edifício custou aproximados 80 milhões de libras. Mas, se especula que os outros projetos que farão parte desse novo complexo turístico da Escócia, se aproxime de 1 bilhão de libras (que serão investidos ao longo de 30 anos).
Mesmo com números tão gigantescos, todos estão de acordo que o investimento vale a pena. Afinal esse será um espaço para despertar a criatividade e capacidade de interação das pessoas com o novo. Aqui, jovens encontrarão uma janela para o futuro e se inspirarão para criar um mundo melhor.
Como fazer para visitar
O V&A Dundee estará aberto diariamente, entre às 10h e 17h. No local, além das galerias internas do museu, ainda existe uma estrutura de restaurantes e lojas que venderão produtos elaborados pelos designs escoceses.
Aproveite e passeie pelas ruas de Dundee. A cidade tem uma linda orla e paisagens de tirar o fôlego, além de ser conhecida por sua excelente gastronomia.
E nesse passeio, conte com os serviços exclusivos da Go Escócia. Faça a visita a bordo de um veículo com todo conforto e um motorista bilingue. Comodidade sem igual, não é?
Você já pode programar sua visita ao V&A Dundee. Entre em contato conosco, te aguardaremos no aeroporto (aqui na Escócia) e te levaremos para conhecer esse museu e outras partes incríveis das terras escocesas.