A Batalha de Culloden é dos acontecimentos que ajudam a entender o período conturbado entre ingleses e escoceses. Essa luta ocorreu nas Highlands escocesas, e muitas marcas foram deixadas, e que durante um passeio pela região você poderá ver todas.
O campo de Culloden fica nas Terras Altas escocesas, a leste de Inverness. Nele ocorreu um dos mais sangrentos confrontos entre o exército liderado pelo Duque Cumberland (Inglaterra) e as forças de Charles Edward Stewart (Escócia).
Essa batalha ocorreu em 16 de abril de 1746, e deixou um terrível saldo: 300 mortos pelo lado inglês, e quase 2000 mortos do lado escocês. Hoje o lugar é pacato, e uma espécie de museu ao ar livre, que muitos viajantes seguem para conhecer.
Conheça a importância dos clãs escoceses!
O impacto da Batalha de Culloden
O principal efeito causado por essa luta foi a consolidação do governo inglês na Escócia. Ela acabou com as pretensões dos jacobitas, e serviu para enfraquecer os mais poderosos clãs escoceses que tiveram participação direta no conflito.
Pelo lado cultural, após o final da Batalha de Culloden, a monarquia britânica proibiu o uso do tartan, que se trata do tecido de estampa xadrez usado pelos Highlanders. O tartan era usado para distinguir os clãs e seus níveis de poder na estrutura organizacional da Escócia.
É certo que com a proibição, o tartan passou a ser considerado símbolo de orgulho e resistência para os escoceses. E depois que o decreto proibitivo acabou, o tecido voltou a compor os kilts do povo da Escócia.
Alguns mitos ligados a batalha
A Batalha de Culloden é um fato histórico incontestável, porém, se atribui alguns mitos ao evento, seja para supervalorizar a participação de personagens, ou apenas para romantizar a guerra.
Os mitos mais recorrentes são:
- Uma luta de católicos x protestantes – os católicos eram minorias no exército escocês, então não se pode considerar a luta com caráter religioso. Aliás, a maior parte dos Highlanders faziam parte da Igreja Episcopal da Escócia, que equivalia a Igreja da Inglaterra.
- Os escoceses só usaram espadas – não é bem assim… Os jacobitas tiveram apoio de outras nações rebeldes, e contavam com mosquetes iguais aos dos ingleses. O que derruba um pouquinho o romantismo de um exército de guerreiros imortais que só precisavam de suas espadas (Os Highlanders).
- Soldados escoceses – ao contrário do mito dos guerreiros, o lado escocês era formado por um exército devidamente regimentado. É claro que os soldados forjados nas Terras Altas tinham um brio especial. A vontade de vencer e a coragem para lutar, faziam parte de suas almas guerreiras.
A visita ao campo de Culloden
É possível andar pelo campo da Batalha de Culloden. Nesse passeio verá os marcos e memoriais que identificam os clãs que participaram do conflito. O ponto alto dessa visita é o Sítio Arqueológico de Clava Cairns, que está bem próximo ao local, e é uma área que conta outras histórias da Escócia.
E para quem gosta de conhecer também pontos históricos através dos filmes, a série Outlander conta bem esse período conflituoso.
Para conhecer tudo sobre a Batalha de Culloden tenha ao lado os guias turísticos bilíngues da Go Escócia. Vamos viajar juntos nas Highlands, e aprender mais sobre os escoceses. Fale agora conosco!