A cidade escocesa de St Andrews é banhada pelo Mar Norte
St Andrews é mundialmente conhecida por ser o lugar onde o golfe nasceu. Nesse texto, vamos conhecer um pouco dessa tradição esportista e outras atrações que você encontrará na região.
A história nos conta que a cidade surge a partir de um burgo comercial, mas depois da construção da Catedral de St Adrews, no século 12, o lugar ganha notoriedade e se tornou o centro religioso da Escócia.
Não se sabe ao certo desde quando se pratica o golfe na região, porém no século 16, o bispo da cidade consegue autorização da coroa (o rei James II havia proibido a prática anos antes) e as pessoas da cidade voltaram a jogar golfe e também o que conheceríamos como futebol.
Porém, é apenas quase 200 anos depois que a cidade passa a também ser conhecida com berço do golfe. Em 1754, uma parte da nobreza escocesa cria a Sociedade de Golfistas de St. Andrewse importantes torneios passam a ser disputados.
A evolução do golfe na cidade
É certo que para St Andrews passar a receber o título da casa do golfefoi preciso ter ajuda da coroa. A sociedade citada acima evoluiu para Royal and Ancient Golf Club of St. Andrews. Sua sede criada em 1854 ganhou prestígio, pois se tratava do primeiro clube de golfe do planeta.
Aqui nascem as primeiras regras desse esporte e muitas das técnicas que ao longo dos anos vão criando escolas de jogadores mundo afora. A elaboração dessas diretrizes, também faz com que nasça o primeiro corpo de dirigentes de golfe, que controla o esporte até hoje.
Toda essa atmosfera fez do Torneio de St Andrews, um dos mais disputados mundialmente. Todos os melhores jogadores se preparam para alcançar a glória nesse lugar que ajudou a popularizar o esporte fora das terras britânicas.
Muito mais que golfe
Quem escolhe visitar St Andrews terá outras atrações prazerosas. Além dos seus 11 espetaculares campos de golfe, a cidade reserva muitas atividades diferenciadas para todo público. Confira o que deve fazer durante seu passeio:
- Conheça a Universidade – está entre as mais antigas do Reino Unido; é uma edificação de belíssima arquitetura e soma-se a efervescência cultural da cidade.
- Os marcos históricos – a visita à Catedral de St. Andrews será um dos primeiros pontos do seu roteiro, mas anote também: o Castelo de St. Andrews, a Capela de St Mary on The Rock, o Monumento aos Mártires, a Capela Blackfriars e o West Port.
- Os museus – aqui estão o Museu Britânico de Golfe, o MUSA (ligado a universidade), o St. Andrews Preservation Trust Museum e o The Scottish Fisheries Museum.
- Os festivais – ao longo de todo ano, a cidade se agita, pois dá espaço a diferentes eventos. Inicia o ano com seu festival de jazz e de cinema e, em novembro, fecha o ciclo de festas com a celebração de seu padroeiro.
Confira outros festivais que movimentam a Escócia durante o ano.
Conhecer St Andrews é experiência sem igual. E para desbravar a história da cidade, a melhor forma é ter ao lado um guia bilíngue. Estará mais à vontade para perguntar e aprender mais sobre o lugar. Entre em contato conosco para saber como solicitar esse serviço.