A Galeria de Arte e Museu Kelvingrove tem um dos mais diferenciados acervos da Europa. São peças que contam a passagem de diferentes civilizações e outras que nos apresenta o melhor da arte moderna e contemporânea.
Glasgow é a maior cidade escocesa e tem fama de ser um lugar plural, onde se reúnem muitas tendências culturais. Um dos símbolos que ajudam a lhe dar fama é a Galeria de Arte e Museu Kelvingrove.
Conheça 5 lugares para se conhecer em Glasgow.
O espaço foi inaugurado em 1901, e em suas 22 galerias se distribuem mais de 8 mil itens, catalogados por naturalistas e pesquisadores de todos os tempos. O visitante poderá ver relíquias egípcias até quadros de pintores modernistas.
Os destaques da Galeria e Museu Kelvingrove
Como exposição fixa, o Museu Kelvingrove terá as seguintes seções:
- A galeria holandesa – o legado dos grandes artistas holandeses; presença marcante durante a expansão britânica no século 17.
- A galeria francesa – aqui brilham os nomes de artistas como Renoir, Pissarro e Monet.
- O Estilo de Glasgow – um pouco do requinte da Glasgow do início do século XX pode ser visto nessa galeria.
- As pinturas escocesas – espaço que guarda o trabalho de pintores escoceses de relevância mundial durante o século passado.
- Armaduras e armas medievais – são peças em excelente estado que mostram um pouco do que eram as batalhas durante a Era Medieval.
Você ainda encontrará em outras galerias do Kelvingrove, peças que mostram a dedicação de pesquisadores britânicos. Aqui estão expostos itens como o Modelo de Fulton, que é uma representação tridimensional do Sistema Solar. O trabalho tem destaque por que Fulton o desenvolveu no século 19, de forma autodidata.
Outro ponto alto da visita é apreciar o gigantesco órgão de Kelvingrove. Recitais diariamente são realizados; de segunda a sexta às 13h, aos domingos às 15h.
Os eventos e exposições itinerantes que estão por vir
Além do acervo fixo, no Museu Kelvingrove existem novidades durante todo ano. O lugar recebe as mais incríveis exposições, a programação para 2019 é bem extensa, confira as principais:
- Leonardo 500 Day – para comemorar os 500 anos da morte do mestre renascentistas, o Kelvingrove apresenta 144 desenhos confeccionados por Da Vinci. Os visitantes poderão ver de perto os esboços de Leonardo Da Vinci, desde projetos mecânicos até desenhos de anatomia.
- 100 anos da Primeira Guerra Mundial – um evento que mostrará filmes e objetos que contam como foi esse embate entre nações durante o início do século XX.
- Os tesouros medievais – exposição que mostra itens exclusivos da coleção de Willian Burrel.
- Diplodocuscarnegii – aqui o visitante conhecerá a história do milionário escocês Andrew Carnegie e sua paixão por fósseis de dinossauros.
E seguir na boa companhia de um guia brasileiro também é possível, é só entrar em contato com a Go Escócia. Faremos com que você se sinta em casa, e possa curtir todas as atrações desse incrível país. E claro, você conhecerá tudo durante o passeio à Galeria de Arte e Museu Kelvingrove.