O castelo Dunnottar foi erguido no topo de um rochedo (Pudding Stone), que foi datado com mais de 400 milhões de anos. Essa é apenas uma das várias coisas que chamam atenção dessa fortaleza secular. Nos acompanhe para saber mais.
Visitar os castelos da Escócia nos leva a uma Europa de muitas batalhas e num momento histórico no qual todos os países do continente buscam crescer e criar identidades. Então, para quem não dispensa um passeio para conhecer a história da civilização ocidental, precisa fazer esse roteiro.
Conheça outros castelos escoceses.
Dentre tantos castelos fica difícil montar uma lista. Mas, certamente o castelo Dunnottar é imperdível. Lugar cheio de mistérios, que foi alvo dos Vikings e onde mitos escoceses travaram importantes batalhas.
A história que envolve Dunnottar
O lugar onde foi construído o castelo despertou o interesse de muitos pesquisadores, pois a área tem tesouros arqueológicos consideráveis. Muitos geólogos seguem ao lugar para estudarem um pouco como era o ambiente há milhões de anos atrás.
Sobre a construção de Dunnottar, ela se inicia a partir do trabalho de alguns missionários. O espaço aos poucos foi crescendo e as muralhas do castelo foram erguidas. Primeiro veio a capela de St. Ninian, e em seguida outras edificações surgiram.
Durante o período de invasão viking, o castelo Dunnottar foi ponto estratégico. Os nórdicos queriam tomar de qualquer jeito a fortaleza, e muitas vidas foram tiradas ao redor de suas muralhas, entre elas a do Rei Donald II.
Já durante as batalhas travadas entre escoceses e ingleses (quando a Escócia lutava pela independência), o castelo foi palco de sangrentas e assustadoras mortes. Na época em que a coroa inglesa se apossou de Dunnottar, Willian Wallace (herói escocês) cercou o lugar, ateou fogo e matou muitos soldados ingleses que estavam dentro do castelo.
É a partir do século 14 que o castelo vai tomando suas formas finais. A família Keith vai dando formas a um suntuoso lugar. Hoje só podemos ver um pouco do que foi o majestoso prédio; somente no século XX o que sobrou de Dunnottar ganhou cuidados especiais e passou a receber visitantes de todo mundo.
Como fazer para visitar Dunnottar?
O castelo fica em Stonehaven, no litoral norte escocês. Está mais próximo das Terras Altas e a pouco mais de 2 horas de carro de Edimburgo (capital escocesa). Trata-se de um passeio para pessoas que gostam de caminhadas e apreciar a natureza, pois precisarão fazer uma pequena trilha até o castelo.
A visitação a Dunnottar tem limitações meteorológicas ao longo do ano. Confira como funciona a programação:
- Temporada de verão – de 1 de abril a 30 de setembro; recebe visitantes todos os dias, das 09h às 17h30.
- Temporada de inverno – de 1 de outubro a 31 de março; não está disponível em dias com mau tempo, e os horários variam das 10h às 16h30.
Para que ter todas as informações de como visitar o castelo Dunnottar, entre em contato com a Go Escócia. Temos serviços de guias bilingues e frota de veículos exclusiva para te levar aos principais pontos turísticos da Escócia.