Castelo Blair

Viagens

Castelo Blair

O Castelo Blair é um dos orgulhos escoceses. Sua história começa na idade média, e se estende até hoje. Em seu roteiro pelos castelos da Escócia, não poderá faltar esse. Entenda o porquê.

Palco de grandes disputas políticas, e que aqueceram novas batalhas, é assim que as muralhas do Castelo Blair vão se consolidando nas Terras Altas Escocesas. O lugar já foi casa de importantes clãs como os Stewart e Murray. Já serviu as Rainhas Maria (Rainha dos Escoceses) e Vitória.

Hoje a belíssima construção recebe vários turistas todo ano, e empresa suas acomodações para filmagens da série “Rainha Victória”. A seguir conheceremos os acontecimentos mais marcantes em Blair, e o que pode ser visitado no local.

Histórias do Castelo Blair

Cada importante período histórico-cultural deixou marcas consideráveis no Castelo. Sua arquitetura, e decoração interna, foi presentada com o que de melhor foi confeccionado em terras britânicas durante as épocas medieval, georgiana e vitoriana.

Na idade média, as partes mais imponentes da edificação foram erguidas. As torres originais, o grande salão e as câmaras com formatos curvados foram construídas nessa época.

Já no período georgiano (século 18), o Castelo Blair ganhou a estrutura de quartos que poderá ser vista atualmente. Um dos principais decoradores dessa fase, Thomas Clayton, foi o responsável por levar o máximo de requinte aos cômodos. A mobília também ganhou formas durante esse período, trabalham aqui os principais marceneiros escoceses.

Na era vitoriana inovações foram agregadas ao projeto do castelo. Ele foi remodelado, uma nova entrada foi projetada, assim como um salão de bailes, novos banheiros e portões. Blair ganhou instalações de gás e até de telefones.

No século XX, a energia chegou para iluminar as inúmeras salas de visitação, e o castelo passou a ser um dos principais pontos turísticos da Escócia.

Os fantásticos jardins de Blair

Dentro do Castelo Blair terá oportunidade de conhecer o primor de vários estágios da cultura europeia. Quadros, tapeçarias, mobílias, vasos… Será experiencia única. Porém, o passeio não se resume ao interior do castelo, a área externa ainda é mais atrativa.

Os jardins da propriedade são um capítulo à parte, descubra o que irá encontrar:

  • Jardins históricos – são 9 hectares de um bosque preservado, e que esconde ruínas de um passado glorioso.
  • Jardim Hércules – um projeto georgiano, o destaque fica para impressionante estátua de Hércules, suas lagoas e suas trilhas compostas por plantas de muitas espécies.
  • Diana’s Grove – espaço que guarda as espécies de árvores mais altas da Escócia. Verá pontes e as ruínas da Igreja de St. Bride, que se origina da cultura celta.

Conheça todas as regrinhas para visitação do Castelo, clicando aqui.

A série Rainha Victoria

Não podemos esquecer que o Castelo Blair empresta sua imponência a excelente série Rainha Victoria. Esse programa de Tv tem se tornado sucesso no mundo todo, pois consegue retratar com perfeição o período fascinante do mundo britânico, que foi a era vitoriana. Se ainda não conhece, vale assistir.

Quer realizar esse passeio com conforto e segurança? Entre em contato com a Go Escócia, empresa voltada para receber brasileiros em terras escocesas. Monte seu roteiro conosco, e claro, vamos juntos visitar o Castelo Blair.