As paredes do Castelo Blackness têm quase 600 anos de histórias. De residência real até depósito para munição, o imponente prédio explica uma boa fatia dos acontecimentos que mudaram o rumo da Escócia, e do Reino Unido.
É difícil olhar para Blackness e não o comparar a uma enorme embarcação. Encravado numa baía, banhada pelo Mar Norte, o castelo, na verdade, seu desenho é o que provoca a tal comparação.
Esse perfil bélico não é à toa, o castelo foi elaborado para ser uma barreira intransponível. Suas fundações foram reforçadas para resistir aos mais pesados ataques. E durante muitos anos o local fez parte das estratégias de defesa dos escoceses que chegaram ao poder; hoje é um pacato ponto turístico no centro da Escócia.
A história do Castelo Blackness
Construído em meados do século 15 para servir de moradia aos Crichtons (importante família medieval escocesa) o castelo logo foi cedido a monarquia. Por sua proximidade a Edimburgo, o local tinha muita valia aos governantes.
Porém, seu tempo como residência real foi bem curto. O Rei James V tinha outros planos para Blackness. Ele viu na edificação um bom local para criar uma prisão e de quebra, aproveitar sua posição estratégia para se defender dos ingleses, que avançavam pelo Mar do Norte.
E assim se fez… Sua versão de prisão escocesa foi longa. E nela estiveram presas figuras importantes do período, que ofereciam certo perigo à monarquia da Escócia. Esse papel de presídio durou por mais de 200 anos.
Mesmo com o avançar dos séculos, o Castelo Blackness permaneceu sendo base fundamental para proteção do território escocês. Durante o século XIX o lugar cedeu espaço para se tornar um armazém para munições e armas. Essa etapa durou até o final da Primeira Guerra Mundial.
Após esse momento o castelo de abriu para atividades culturais. Foi remodelado para se tornar um museu, e mais recentemente, passou a ser escolhido como cenário para filmes e séries de TV.
Visitando o Castelo Blackness
Esse local estratégico para os escoceses durante os séculos passados, Blackness hoje faz parte do rico roteiro de castelos da Escócia. Está localizado na cidade de Linlithgow, a poucos quilômetros de Edimburgo.
A estrutura para receber os visitantes é bem confortável, com amplo estacionamento e tudo bem sinalizado. Durante o ano a visitação é diferenciada de acordo com a estação do ano:
- Primavera/Verão – aberto diariamente das 9h30 às 17h30 (com entrada da última turma até 17h)
- Outono/Inverno – aberto diariamente das 10h às 16h (com entrada da última turma até 15h)
O passeio ocorre nos principais pontos do castelo e o visitante conhecerá:
- Os cômodos reais
- As torres de observação
- O cais de madeira que adentra pela baía
- O salão principal
- Os parapeitos usados para defesa do castelo
- As peças que contam as histórias desses mais de 5 séculos
Faça esse passeio abordo de um confortável veículo e na companhia de um experimentado guia turístico bilíngue. Esses são alguns dos serviços exclusivos da Go Escócia. Entre em contato e vamos juntos visitar o Castelo Blackness.