Ao ver de longe o Palácio de Linlithgow temos uma noção da sua imponência em outras épocas. A edificação histórica está bem próxima da capital escocesa Edimburgo, e é atração indispensável em sua passagem por esta cidade.
A área onde foi construído o palácio chegou a ser dominada pelos romanos. Isso nos diz que já havia uma estrutura de cidade em seus arredores. Mas, é no século 15 que a ideia da construção de um imponente prédio no lugar começa a tomar formas.
Ele seria um local de pousio para nobreza, entre os Castelos de Edimburgo e Castelo de Stirling, as duas maiores fortalezas da monarquia medieval escocesa. No Palácio de Linlithgow nasceram importantes nobres medievais, tais como: James V (1512), Mary, a Rainha dos Escoceses (1542) e a Princesa Elizabeth (1596).
Esse passado ostentoso ficou um pouco para trás, por causa dos constantes conflitos e batalhas, o que comprometeu a estrutura do palácio. Mas, ainda hoje é um dos prédios históricos mais incríveis para se visitar na Escócia.
A série britânica Outlander usa o lugar como uma de suas locações. Nos corredores de Linlithgow, o protagonista Jamie é preso, entre outras cenas importantes desse seriado festejado por milhões de fãs.
O que pode ser visto no Palácio de Linlithgow
Esse ponto turístico escocês está bem próximo do Lago Linlithgow, um ótimo lugar para se esticar uma toalha e fazer um piquenique. O Palácio está arrodeado de outras paisagens naturais, que são listadas como roteiro na propriedade.
Antes de seguir a estrutura do Palácio, os visitantes são concentrados numa área, onde receberão todas as instruções, e terão as primeiras impressões históricas sobre o lugar. Nesse centro estão as lojinhas, lanchonetes, etc.
Já dentro do Palácio de Linlithgow o passeio se divide em:
- Solo – aqui estão um pátio interno, a antiga entrada do palácio e uma fonte ornamentada (uma verdadeira obra de arte);
- Primeiro andar – nessa parte do passeio os visitantes conhecerão a câmara do rei, o salão principal (onde ocorriam as principais celebrações), a capela real e uma estrutura de museu, onde estão expostas peças de muitos séculos.
- LinlithgowPeel – uma espécie de parque em que os visitantes poderão curtir a área aberta do palácio, e terá um caminho exclusivo até o bonito lago.
Os destaques dessas grandes seções ficam para:
- As ruínas que marcam o lugar onde nasceu Mary, a Rainha dos Escoceses;
- Muitos detalhes que rementem ao cotidiano doméstico da realeza na Idade Média;
- Existe uma atração bem descontraída para conhecer mistérios do Palácio, trata-se de um “quiz de investigação”;
- Ainda é possível apreciar a paisagem, no mirante na parte alta do prédio.
Como chegar ao Palácio
É certo que o destino de muitos visitantes a Escócia é a capital Edimburgo. Cidade com muitos serviços e com logística para todas principais atrações do país. Daqui é possível seguir a Linlithgow de trem ou de carro.
Quem preferir fazer o passeio de forma confortável num veículo equipado, é só entrar em contato com a Go Escócia. Temos frota própria, carros exclusivos com motorista bilingue, facilitando ainda mais conhecer os caminhos até o Palácio Linlithgow sem preocupações.