História de Greyfriars Bobby
Essa é uma história que aconteceu em Edimburgo, na Escócia, e até hoje é contada e lembrada pela população local.
Mais precisamente em 15 de Fevereiro de 1858, um homem chamado John Gray morreu por problemas de saúde, e então seu cão, Bobby, aguardou quatorze anos próximo ao seu túmulo.
John era vigilante noturno pela Polícia Civil de Edimburgo, e Booby, ainda novo, era seu grande companheiro a aproximadamente dois anos.
Logo após a morte de John, Bobby seguiu sua procissão e não se distanciou do dono, ficando próximo ao local em que John estava. Apesar da situação, Bobby foi enviado para um cuidador.
Sem aceitar a situação de estar longe de seu dono, Bobby então voltou ao cemitério e mesmo com condições climáticas não favoráveis, permanecia ao lado de John.
A história sobre o cão que esperava a volta de seu dono logo se espalhou pela cidade, e a população local fez esforços para que a situação não tomasse um outro rumo.
A presença de cães não eram permitidas no local, mas a história de Bobby tocou tanto a população, que foi construído um abrigo para que ele permanecesse ao lado de seu dono.
Durante o tempo em que esperou a volta de John, com o passar dos dias, Bobby ao escutar o som do tiro dado diariamente no Castelo de Edimburgo, deixava o local e visitava a casa em que era alimentado, e após isso, voltava para próximo de John novamente.
Com o tempo, Bobby se tornou uma atração e as pessoas viajavam de outros locais para verem de perto sua lealdade.
Em 14 de Janeiro de 1872, Booby se despediu dessa vida, com 16 anos de idade, e deixou um legado que melhorou a forma como a população local de Edimburgo se relacionava e se relaciona até hoje.
Booby foi enterrado a setenta e cinco metros de John. Em sua lápide pode ser lido: “Greyfriars Bobby – morreu em 14 de Janeiro de 1872, aos dezesseis anos – Que sua lealdade e devoção sirvam de lição a todos nós”.
Em 15 de Novembro de 1873, em Edimburgo, foi construída uma estátua de Bobby, e o local é um dos grandes pontos turísticos da cidade. Além disso, outras homenagens já foram prestadas, como filmes, por exemplo.
Leia também:
Dicas de viagem | Como se preparar para a sua próxima trip
10 lugares imperdíveis para visitar na Escócia
Lago Ness e o monstro Nessie. Você acredita?
5 destinos inusitados de intercâmbio
Curiosidades engraçadinhas sobre a Escócia