Unicórnio e a Escócia
Qual é a relação do unicórnio e a Escócia? Esse animal místico é um dos símbolos nacionais escoceses. Numa terra de tantas lendas, não é estranho a escolha do impressionante bicho. Nos acompanhe para entender um pouco mais sobre essa relação.
Assistir filmes de aventura que retratam o mundo britânico nos tempos dos cavaleiros, nos remeterá animais lendários, tais como dragões e unicórnios. Essas imagens se solidificaram no imaginário desse povo que é fruto das tradições celtas, vikings e romanas.
Veja mais sobre a influência viking na Escócia.
Mas, por que o unicórnio e a Escócia ficaram tão próximos? Vejamos a seguir.
O unicórnio – símbolo nacional da Escócia
A imagem de um cavalo branco, de crinas esvoaçantes e um chifre brilhante no topo de sua testa. Essa é a descrição básica do unicórnio. Todas as lendas o tomam como mágico, que pode voar e desaparecer. Seu poder se concentra no chifre.
Os escoceses passaram a associar a imagem do unicórnio à valentia e força. Também, a mitologia que gira em torno desse animal é de bondade, pureza e inocência. Essas referências foram passando de geração para geração até chegar a nobreza da Escócia.
A primeiro nobre a usar o símbolo do cavalo mitológico em seu brasão foi o Rei Guilherme I. E durante a Idade Média até as moedas escocesas tinham o unicórnio cravado. Além disso, boa parte dos prédios construídos também recebiam a imagem do animal; a ideia era passar a impressão de bravura carregada pelo unicórnio.
Toda essa devoção acabou ganhando um dia comemorativo. O 9 de abril foi escolhido como Dia Nacional do Unicórnio. E difícil conhecer um escocês que não acredite na existência desse animal.
A trilha dos unicórnios na Escócia
A superstição que circula a lenda do unicórnio se concretizou com a construção de muitos prédios reais. Cada um desses foi marcado com algo que lembrasse o tão nobre animal e suas qualidades.
Muitas dessas edificações estão de pé até hoje e são parte de uma trilha cheia de mistérios, histórias e lendas. Passeando pelas principais cidades escocesas, você conhecerá algumas dessas construções, as mais conhecidas são:
- Palácio Holyroodhouse – hoje é a casa da Família Real Britânica na capital escocesa, porém, antes fora um mosteiro onde ocorreu muitas histórias que poucos conseguem explicar.
- Castelo de Edimburgo – muitos tesouros e lendas estão guardadas nas muralhas do mais conhecido castelo escocês.
- Castelo Linlithgow – aqui nasceu a Rainha Mary, importante monarca escocesa.
- Castelo Delgatie – dos mais antigos da Escócia, foi casa de uma mesma família durante 650 anos. Também receber a Rainha Mary.
Descubra outros castelos da Escócia.
Um interessante roteiro para se fazer em terras escocesas. Você poderá conhecer todas essas atrações de forma confortável e segura, utilizando os veículos da Go Escócia. Temos uma frota equipada com ar condicionado, GPS, Wi-Fi e outros. O melhor é que você poderá contar na companhia de um motorista bilíngue, o que facilitará ainda mais o passeio.
Conheça tudo sobre as histórias do unicórnio e a Escócia. Solicite agora orçamento e veja como a Go Escócia pode te ajudar.