O Tartan e a associação com a Escócia

Viagens

 tartan

Sabe o que é o tartan? Basicamente, trata-se da estampa que diferenciam os clãs escoceses. Uma tradição que por séculos se mantém em toda Escócia. Conheça mais sobre essa curiosidade da Terra do Kilt.

As listras ou o formato xadrez é uma das marcas do kilt (saiote de lã usados pelos escoceses), mas poucos sabem que eles não são aleatórios. Cada combinação de cores e traços que compõem essa vestimenta, representa uma tradicional família escocesa. E a esse tipo de tecido, dar-se o nome de tartan.

Não se sabe a data certa da concepção do tartan, mas, os primeiros relatos surgem em meados do século XVI. Nas Terras Altas escocesas, esse tecido se tornou a base para os kilts dos Highlanders; inicialmente era um pedaço de pano, que aos poucos foi ficando cada vez mais elaborado, e rico em detalhes que ajudavam na diferenciação dos clãs.

A formalização do tartan

A formação do povo escocês é bastante complexa, desde sua linguagem até a influência viking e romana, muitos traços ficaram. Mas, mesmo com essas heranças, a unidade social clã se tornou característica forte do perfil escocês.

E eram muitas tribos, que durante muitos anos brigaram entre si por espaço, melhores terras, ou simplesmente para medir forças. E nessas batalhas uma das formas de mostrar superioridade, ou orgulho de suas raízes são as vestimentas. E foi aí que o tartan encontrou espaço na cultura escocesa.

Porém, as listras ou o xadrez não serviam apenas para identificar o clã, mostrava também a posição social de cada um deles. E isso avançou para uma espécie de nobreza, que viria a comandar o futuro país.

O tecido tomou tanta importância que passou a ser oficializado. No século 18 esses símbolos determinavam integrantes de clãs que eram soldados do reino, por exemplo. Daí em diante o tartan se consolidou por completo, como peça do povo escocês.

O tartan hoje

O mundo pós-moderno desvirtuou muitas tradições. Os avanços tecnológicos, e os ritmos acelerados das pessoas, são um dos principais responsáveis para afasta-las de costumes que ajudaram a criar suas identidades culturais.

Porém, o tartan resiste a essas mudanças. Mesmo que não aja mais o rigor dos clãs, o tecido de lã de listras ou xadrez, continua presente nas principais celebrações escocesas. Não será difícil encontrar o tartan em peças como:

  • Vestidos e saias;
  • Gravatas;
  • Sapatos;
  • Calças;
  • Mantas;
  • Casacos e outros.

Homens e mulheres escoceses fazem questão de estampar a tradição que ajudou a forjar o país.

Conheça mais a história da estampa dos clãs

A melhor oportunidade para se aprofundar na história dos clãs e seus tartans é visitando a Escócia. Conhecendo os principais pontos turísticos do país, terá noção da grandiosidade cultural desse povo.

Passear pelas Terras Altas, ou por grandes cidades como Edimburgo e Glasgow, é a forma de confrontar o passado e presente desse singular país do Reino Unido.

Faça esse passeio de maneira segura e confortável. Conte com os serviços exclusivos da Go Escócia. Visite uma fábrica de tartan a bordo de veículo completo, e guiado por um motorista bilíngue. Clique aqui para mais informações.