Aurora Boreal em Inverness

Viagens

Que tal conhecer a Aurora Boreal em Inverness? A cidade escocesa é um dos melhores pontos do mundo para observar esse fenômeno natural fantástico. Entenda mais do que se trata o evento, e outras dicas importantes.

Aurora boreal
Aurora boreal

Nas regiões árticas ocorre um evento bastante falado: a aurora boreal. Trata-se de um fenômeno luminoso que se apresenta em diferentes formas (raios, faixas, arcos, leques, etc.), que acontece por causa do encontro de partículas solares com a atmosfera.

No hemisfério norte esse evento recebe o nome de aurora boreal, e ao sul (regiões antárticas) ele é nomeado de aurora austral. Ambos só podem ser vistos à noite, e são quase que exclusivos dos lugares próximos aos polos.

Poucos sabem é que Inverness (considerada a capital das Terras Altas) na Escócia está em latitudes consideradas árticas, próximo ao Polo Ártico. E dessa cidade é possível ver o fenômeno. Saiba mais sobre essa atração em terras escocesas.

A melhor época para ver o fenômeno em Inverness

Para ver a aurora boreal em Inverness o ideal é que viaje nos meses do outono e inverno escocês (de outubro a março). Nesse período a escuridão predomina, porém, existe a possibilidade das “noites claras”, que serão perfeitas para apreciar o fenômeno.

Vale lembrar que nesses meses é possível participar de outros eventos escoceses incríveis, e conhecer outras atrações incríveis na região das Terras Altas, tais como:

  • O Lago Ness
  • A Ilha de Skye
  • O Parque Nacional Cairngorms
  • Glencoe

Também são lugares de onde é possível ver a aurora boreal, nas condições meteorológicas certas. E quais são essas?

Melhores condições para ver a aurora boreal em inverness

Como se trata de um evento único, existe algumas condições que favorecem a melhor observação da aurora boreal. Em Inverness, por exemplo, é preciso estar no momento climático ideal, são eles:

  • Noite fria – a temperatura é fundamental para que as explosões solares sejam perceptíveis em nossa atmosfera.
  • Céu limpo – céu com muitas nuvens não permitirão ver o fenômeno. O tempo não pode estar nublado.
  • Sem poluição – esse é um problema que não tem como mensurar, mas imagine que na região tenha uma queimada (hipoteticamente), atrapalhará na observação da aurora boreal.
  • Frequente atividade solar – é preciso que os ventos solares sejam intensos para chegar tão próximo da nossa atmosfera. As partículas do plasma solar quando colide em nosso campo magnético, é que produzem as cores da aurora boreal.

Não tem como determinar um horário para esse evento da natureza. Porém, numa média histórica, a aurora boreal em Inverness acontece entre 21 às 23 horas. O fenômeno dura de 5 a 10 minutos.

Para acompanhar a intensidade dos tais ventos solares, no site oficial da NASA ao longo do ano, mostra o comportamento destes eventos

Para fechar vale lembrar alguns cuidados: use bons agasalhos, pois a temperatura cairá bastante; e não siga aos locais sem conhecimento, tenha a companhia de um guia experimentado para chegar aos lugares estratégicos e ver a Aurora Boreal em Inverness. Conte com a experiência dos guias da Go Escócia. Consulte-nos!